Home Blog TRATAMENTO DE CICATRIZES

TRATAMENTO DE CICATRIZES

Publicado por Hibermed em 18/06/2020 às 15:51

 

Quem tem uma cicatriz em um local visível sabe o quanto ela pode incomodar. Se você tem o sonho de vê-la desaparecer, saiba que existem vários tratamentos de cicatrizes capazes de atenuá-la ou quase eliminá-la por completo.

Tipos de cicatrizes

Uma cicatriz é o resultado natural do processo de recuperação de um trauma, queimadura, cirurgia ou inflamação na pele. São muito comuns, por exemplo, cicatrizes no rosto causadas por acne.

Quando ocorre uma lesão na pele, o organismo rapidamente inicia o processo de reconstrução por meio da formação de colágeno no local. Só que isso acontece de forma apressada e desorganizada e o colágeno não é depositado seguindo o padrão correto da derme. A cicatriz formada é um tecido diferente, mais elevado ou afundado que a pele ao redor.

Como passar do tempo, o organismo tentar reorganizar a cicatriz substituindo aquele colágeno por outro mais organizado. No entanto, ela geralmente não desaparece totalmente, exigindo um tratamento de cicatrizes.

São alguns tipos de cicatrizes:

  • Cicatriz hipertrófica: tecido denso e elevado, mas que não se estende além do local da lesão. Esse tipo de cicatriz é comum e responde bem ao tratamento;
  • Quelóide: tecido denso, elevado e avermelhado que se estende além do local da lesão. Ele resulta de uma cicatrização anormal onde o colágeno é formado de forma descontrolada. Se uma pessoa tem tendência à formação de quelóide, um pequeno trauma, cirurgia ou queimadura podem resultar em uma cicatriz exagerada e dolorida.
  • Cicatriz atrófica: possui tecido mais claro que a pele e afundado. É típica da catapora e da acne;

Recomendados para você

Entre em contato conosco através do WhatsApp